quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Lajes Pintadas: Curso de ‘Meliponicultura’ será ministrado no Rancho Canaã


O primeiro curso de criação de abelhas nativas sem ferrão acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro no Rancho Canaã, sob o patrocínio do Poeta e Extensionista da EMATER, Advogado Juares Queiroz.

O curso destina-se a agricultores familiares e jovens que estão iniciando a criação de ASF - abelhas sem ferrão, dentre elas as mais conhecidas são Jandaira, Canudo e Mosquito.

O Mestre Queiroz, que também é Professor e advogado, tem no Rancho Canaã o seu projeto de vida. Prestes a se aposentar do serviço público, o Poeta está transformando se Rancho numa unidade de preservação da fauna e da flora e implantando um modelo de Unidade Agroecologia de Convivência Sustentável com a Seca, galgado no aproveitamento total da água e seu uso racional para produção animal e vegetal.

Queiroz, que é agricultor de nascença, como costuma dizer, desenvolve ações de cunho social, dentre elas o Programa Voando com as abelhas, cujo objetivo é repovoar a Caatinga com as abelhas nativas que outrora foram abundantes na região.

O programa voando com as abelhas baseia-se na distribuição de colônias a agricultores que serão capacitados e receberão assistência técnica e acompanhamento durante a criação.

Participarão do Curso agricultores do município de Lajes  Pintadas de outros seis municípios do RN, além de técnicos e professores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário